Hoje novas informações envolvendo as investigações do brutal assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes foram divulgadas. Mais de cinco anos após esse terrível crime que abalou o país e o mundo, o anúncio feito pelo Ministro da Justiça, Flávio Dino, representa um avanço na luta pela responsabilização dos envolvidos.
Marielle Franco, mulher negra, ativista dos direitos humanos e defensora incansável das minorias, foi covardemente assassinada no Rio de Janeiro, em 14 de março de 2018. Junto a ela, também perdemos Anderson Gomes, motorista que compartilhava dos ideais e causas de Marielle. Desde então, suas famílias e a sociedade clamam por justiça e por respostas para esse crime hediondo.
O anúncio feito hoje pelo Ministro Flávio Dino representa uma esperança de que a impunidade não prevalecerá. O compromisso declarado de reforçar as investigações e intensificar os esforços para esclarecer os fatos é um sinal positivo e necessário.
O PSOL sempre reivindicou uma investigação imparcial, livre de interferências políticas, o que não havia sido possível durante todo o governo de Jair Bolsonaro. É fundamental que as autoridades garantam a independência e os recursos necessários para que os investigadores possam conduzir seu trabalho com rigor e autonomia, visando a identificação e punição dos responsáveis, considerando não apenas os executores materiais, mas também os mandantes e possíveis conexões que possam explicar as motivações por trás deste crime.
Reiteramos nosso apoio e solidariedade às famílias de Marielle Franco e Anderson Gomes, que têm carregado um fardo insuportável desde aquele fatídico dia. Conclamamos a sociedade a se unir neste pedido por justiça.
#JustiçaParaMarielleEAnderson
Executiva Nacional do PSOL
24 de julho de 2023